domingo, 21 de agosto de 2011

A LENDA DO VAQUEIRO BOAVENTURA

Conta-se que no interior do Marajó, especialmente na fazenda de nome “ São Sebastião,”havia um garoto, que por suas proezas e valentia, recebeu o apelido de “Boaventura”.
Boaventura foi crescendo como todo garoto, aprendendo trabalhar com o gado, e em pouco tempo, já era considerado um dos melhores vaqueiro da região, tanto prova, que com apenas 14 anos estava empregado como vaqueiro da fazenda, fato inédito.

O vaqueiro Boaventura aos 17 anos, era um rapaz típico do Marajó, estatura mediana, moreno, forte, e que gostava de festa, mulheres, e de desafios. Dizia ele, que não havia o que ele não pudesse fazer na sua profissão, é claro.

Corria o boato na fazenda, que tinha uma rês (vaca), só saia com o gado bravo, nas noites de luar. Quando tinha laçação, a rês estava lá, branca e gorda, que brilhava à luz do luar marajoara.

“Boaventura” ouvia falatório com relação ao animal, e comentou: - se um dia eu encontrar com ela,..dizia para o seu melhor amigo Merandolino mais conhecido como: “Merá”.Boaventura tinha um pressentimento , que quando ele encontrasse com tal rês alguma coisa iria aconte. Certo dia, o feitor da fazenda falou que á noite ia ter laçação do gado bravo, que estava próximo do lago do Piratuba.

“Boaventura”, pegou o seu melhor cavalo e ficou a espera. Chegando o momento, saíram todos os vaqueiros em grupo, Boaventura caminhava junto do seu amigo inseparável “Merá”. Depois de andarem algum tempo, um vaqueiro avisa: cuidado! Ai esta o gado.

Todos pararam, olharam para o gado uns 300 metros de distancia, caminharam vagarosamente, “Merá” aproximou de “Boaventura” e fala:- é aquela vaca que ninguém consegue laçar. A rês destacava-se das demais por sua cor branca. “Boaventura” disse ao amigo “Merá” é hoje, eu ou ela!
Ao primeiro sinal do feitor os vaqueiros partiram em direção do gado, com velocidade, coragem e destreza, que só o vaqueiro marajoara tem. “Boaventura” tocou seu cavalo, partiu rumo à rês indicada. A vaca ao perceber o perigo, correu na frente de todos os animais, foi em direção do lago do Piratuba,Boaventura foi atrás da rês.

Depois de correrem um bocado, “Merá” falou para desistirem, mas “Boaventura” dizia: É hoje, eu ou ela...!
Ao chegar próximo da novilha, ele apanhou sua corda e jogou o laço antes que a rês entrasse no lago, ele conseguiu laçar. Com a velocidade que iam foram parar dentro do lago desaparecendo.
Seu amigo Merandolino ficou esperando “Boaventura” aparecer, procuraram por vários dias e nada, pois ele tinha se encantado, a rês era encantada e levou “Boaventura” para o mundo.

Já se passavam três anos do seu desaparecimento, quando um belo dia, “Merá” ia pelos campos, ouviu alguém falar com ele identificar-se como sendo o “Boaventura”, em sua frente estava ele, nu da cintura para cima, com um chapéu de abas grande, que de formas não era possível ver o seu rosto, mas os arreios e seu cavalo baio e as argolas brilhavam. Desse dia em diante eles passaram se encontrar.

Quando Merandolino morreu, as pessoas que estavam velando o corpo viram chegar um rapaz moreno, que ficou parado na porta olhando firme para o corpo do amigo, não cumprimentou ninguém, depois se afastou e desapareceu. As pessoas que estavam no velório dizem que era o Boaventura que foi se despedir do amigo.

No lago do “Piratuba”, próximo existe um cajueiro e quem apanha um fruto dessa árvore sem lhe pedir licença ao vaqueiro “Boaventura” é atacado por centenas de abelhas.
“Boaventura” exerce grande influência nos vaqueiros marajoaras principalmente quando estes perdem algum animal logo recorrem à ajuda do “Boaventura” e no outro dia os animais aparecem.
Aconteceu um caso interessante, uma pequena criadora sentiu falta de duas rezes sua aconselhada por amigos ela mandou colocar uma garrafa de “cachaça” e um maço de “cigarros” no meio do campo e fez um pedido ao vaqueiro “Boaventura” para que seus animais aparecessem.
Três dias depois a proprietária recebeu um recado de que seus animais estavam presos em uma determinada fazenda esperando que ela mandasse buscá-los.

Um comentário:

  1. boa noite! conheço a lenda! eu ainda não vi o cara = muita gente como meu primo afirma ter visto o vaqueiro! onde fica o lago pirituba??

    ResponderExcluir