sexta-feira, 5 de abril de 2013

ARARUNA


Araruna fica 4,5 km da sede do município de Soure, localiza-se entre os igarapés da glória e canal velho. Originou-se com a chegada de pescadores nordestinos que em 1900 construíram suas primeiras barracas cobertas de palhas (palafitas),
Com o passar dos tempos foram trazendo suas famílias e ali se estabeleceram, formando o povoado que deram o nome de Araruna. A canoa para eles era o seu maior veículo de transporte para ir até a cidade fazer compras.
Na povoação havia uma sede da colônia de pescadores que também servia de escola; uma Igreja de São Pedro, padroeiro dos pescadores, um time de futebol denominado “Brasília” e como autoridade policial, um comissário.

Entre os moradores havia um que se destacava, era um homem muito respeitado por todos, chamava-se Francisco Maria, mais conhecido por “Chico Maria”.
Foi um dos primeiros morados da povoação e foi também o primeiro comissário de Polícia, e era ainda o chefe político.

Na época das eleições, era montada uma seção eleitoral com 54 eleitores, e era Sr. Chico Maria quem dava as ordens.


Araruna possuía uma população de 210 habitantes com 50 residências.
O pescador do Araruna distinguia perfeitamente o barulho da água, pelo remanso ou pelo encrespado da água a aproximação de cardume de tainha e lançavam ao mar suas redes de arrastão. O peixe era a principal fonte de alimentação.
Em virtude das fortes enchentes (águas de março) que ocorrem na Ilha de Marajó, as grandes dunas de areias existentes desapareceram, algumas casas foram arrastadas e a povoação foi sendo transferida para um lugar mais alto e mais próximo da cidade chamado por eles de “Brasília”.


Em 1957 o aspecto físico do Araruna sofreu nova modificação devido a erosão feita pela mãe natureza, ai não houve mais condição de habitação para aquelas pessoas, pegaram suas casas e vieram para a cidade.
Uma parte das pessoas foram auxiliadas pelo prefeito da época que arrumou um local na periferia da cidade para construírem suas casas. Algumas famílias se localizaram na rodovia Soure Araruna, onde deram o nome de “Brasília” que até hoje se conserva. Depois de localizados na cidade, as maiorias dos pescadores largaram a pescaria, os mais jovens passaram estudar e hoje exercem diversas profissões.

Todos os anos, Araruna sofre modificações, a praia vem se aproximando mais do igarapé Canal Velho, porque os mangueiros são arrastados pelas águas.  


 fonte: Soure Pedaço de Marajó

            De  Maria de Nazaré Barbosa
                             1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário