quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Marajó (Círio-Soure) Fundamento Doutrinário das Romarias

Na Bíblia: Abraão é o primeiro romeiro de que fala a Bíblia.
Tornou-se remeiro por ordem de Deus: “Sai da tua terra, do meio dos teus parentes, da tua casa, e vai para a terra que eu te mostrarei... e serás bendito” (Gên 12,1-2).
Abraão, por sua vez, erigiu o primeiro santuário em Betel: “Erigiu um altar ao Senhor e invocou o nome de Deus” (Gên 12,8).
O 2º livro da Bíblia, chamado “ÊXODO” (saída), tem por finalidade, justamente, contar a romaria de 40 anos que o povo de Deus fez através do deserto até chegar à Terra Prometida.


Os primeiros cristãos aprenderam da Bíblia, a fazer romarias, visitando na Palestina os lugares santificados pela presença de Cristo. Depois visitaram os túmulos dos Apóstolos e Santos, principalmente os túmulos de São Pedro em Roma. Aliás, a palavra “romaria” vem da palavra “Roma”, e quem visitava Roma chamado simplesmente “Romeiro”: hoje a palavra se estendeu a todos os que visitam um Santuário.


Portanto, Círio é caminhar para Deus; é caminhar para os irmãos e com os irmãos, ricos e pobres, aculturados e iletrados, patrões, empregados, todos unidos na mesma fé, puxando o Círio. E o sentindo comunitário da Romaria. Toda Romaria deve ajudar-nos a crescer no amor de Deus e no amor do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário