terça-feira, 12 de abril de 2011

LOCALIZAÇÃO DO MARAJÓ

A Ilha de Marajó esta localizada – Ao norte do Brasil e nordeste do Pará, na embocadura do Rio Amazonas, nas proximidades da linha do equador, que passa quase paralela à ilha.


COORDENADAS GEOGRÁFICAS - Paralelos 0° e 2° de latitude sul. –Meridianos 48° e 51° de longitude oeste. - Altitude até 20 metros.


CLIMA – Equatorial úmido no litoral e, no norte do Marajó, o clima é ameno, formando – se a umidade mínima graça aos fortes ventos oceânicos. As precipitações pluviométricas na região dos campos apresentam em média 2.700mm anuais, distribuídas de maneira desigual, com 50% delas ocorrendo nos meses de fevereiro, março e abril. Na área de floresta, a distribuição é mais uniforme, com precipitações médias anuais de 3.000mm, sendo que 65% destas ocorrem de janeiro a julho.


HIDROGRAFIA - Os rios no Marajó não possuem nascentes, os principais são: Arari, Anajás, Muaná, Paracauari e Marajó-Açu.

LIMITES – Ao norte, o oceano Atlântico; a leste e ao sul, os rios Tocantins (Pará) e Amazonas; a oeste, uma série de canais.


CIVILIZAÇÃO - Três raças compuseram a civilização do arquipélago: Iauaná foi a primeira a habitar. Pertencia à raça Nuaruaque, caçadores de espaço. Devido ao contato com os egípcios, cartagineses e fenícios desenvolveram o mais impressionante trabalho realizado nas artes plásticas, a confecção do barro, tornando-se única escrita desse povo. A aruã foi à segunda, apesar do respeito mútuo, eram guerreiros, usavam tanga de penas. Como armas usavam o arco, e flecha. O peixe, a caça e o arroz bravo eram a base alimentar. A Marajoara – formou a terceira, resultou da miscigenação do índio que permaneceu no Marajó, dos negros trazidos por particulares e religiosos, para servirem em suas fazendas e do branco audaz (português), que vivem, atualmente, espalhados por todo o extenso Marajó.





Nenhum comentário:

Postar um comentário